27 de outubro de 2013

A Preparação de Geleias...






Hoje vou começar pelas explicações das geleias... mas já fui adiantando o aspecto da compota de  pêssego, a geleia de marmelo e... o doce de tomate que ficou lindo na taça!!!!!

Estes são os títulos doces e ainda há uma grande variedade de conservas doces em álcool e Cordiais de fruta. Pickles e Chutneys. Num livro de receitas, de muita estimação e em que posso confiar. 
  • Compotas
  • Geleias
  • Doces
  • Manteigas e Queijos de fruta 



A preparação de geleias

  • Escolha os ingredientes. Seleccione frutos maduros, mas não maduros demais, com um alto teor de pectina . Maças (incluindo maças azedas), groselhas, bagas e frutos cítricos todos fazem boas geleias. O açúcar granulado é o adoçante recomendado. Certifique- se que tem bastante açúcar, porque a quantidade exacta necessária só pode ser calculada depois de os frutos  terem sido cozidos.
  • Prepare os frutos. Escolha frutos macios, retire e deite fora todas as partes podres ou tocadas. Lave os frutos e seque-os. As cascas, as sementes e os núcleos vão  para  o tacho juntamente com a polpa. Junte a água e cozinhe até os frutos ficarem  moles   e polpudos.
  • A fruta e a calda vão escorrer através de um saco de geleia escaldado, têm de ser seguros enquanto o sumo escorre. Resista à tentação de acelerar o processo, apertando o saco, porque isso vai ter como resultado uma geleia turva. Deixe pingar até haver apenas um fio de liquido a cair do saco.
  • Meça o sumo e deite-o num tacho de doce limpo com o açúcar. A quantidade de açúcar utilizado dependerá do conteúdo de pectina do sumo, mas em geral são necessários 450 g de açúcar para cada 600 ml de sumo. aqueça o açúcar antes de o colocar no tacho  do doce. Mexa em lume brando antes do açúcar se dissolver completamente. Ferva rapidamente durante 10 minutos ou até atingir o ponto. Quando a geleia atingir o ponto, baixe o lume ligeiramente para reduzir o nº de bolhas. Retire o tacho do lume, para verificar. Veja o ponto e retire a espuma.
  • Deite a geleia em frascos esterilizados e aquecidos e com o frasco inclinado, para eliminar bolhas de ar. Trabalhe o mais depressa possível porque a geleia pode começar a assentar no tacho e isso vai estragar a sua consistência. 







Esta é a geleia de marmelo!!

   



Aqui temos uma geleia de marmelo, uma compota de pêssego e o doce de tomate!!







Açúcar aquecido

Depois de pesar o açúcar, este pode ser aquecido para se dissolver mais depressa no sumo. ponha o forno na temperatura mais baixa e coloque o açúcar numa tigela refractária. Aqueça o açúcar cerca de 15 minutos.

Teste para o ponto e espuma das geleias e do prato frio

Retire o tacho do lume. A melhor maneira de verificar é com um termómetro de açúcar, que deve indicar 104ºC quando atinge o ponto de pérola. Se não tiver o termómetro, use o teste do prato frio: deite um pouco de geleia num prato frio e esfrie rapidamente no frigorífico  Se formar uma pele e enrugar quando empurrado com o dedo, deve estar pronta. retire suavemente a espuma da superfície da geleia com uma colher de metal de cabo comprido.

nota minha: normalmente a espuma tem tendência para se agarrar ás paredes do tacho, ao retirar deve ser raspado de forma a trazer a maior quantidade possível de cada vez e como tem a tendência para se agregar, com cuidado tirará quase tudo, alguns flocos que fiquem retire com a escumadeira, e algum resto que fique encostado ás paredes do tacho, ignore. 

Esterilização de frascos e tampas

  • Utilize frascos e tampas isentos de etiquetas. Lave bem os frascos e passe-os cuidadosamente por água quente.
  • Coloque uma rede de arame dentro de um tacho largo e fundo e coloque nela os frascos
  • Ponha água quente suficiente para cobrir completamente os frascos. Deixe-os ferver durante 10 minutos. retire-os da água e vire-os para baixo sobre uma toalha grossa, para escorrerem.
  • Esterilize as tampas mergulhando-as em água a ferver. Deixe as tampas a secar completamente sobre um pano limpo.
  • Aqueça previamente o forno a 110ºC. Seque os frascos no forno. Podem ser conservados quentes no forno antes de serem necessários, ou, se a compota tiver de ser colocada num frasco frio, retire-os, deixe-os esfriar, e encha-os logo que possível. 








Autores
Elisabeth Lambert  e Ortiz e Judy Ridgway





17 comentários :

  1. oi Rosa,deliciosas e úteis dicas bjs Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosinha, que bom que lhe podem ser uteis!
      Beijinhos

      Excluir
  2. estao com um aspecto mt bom e as cores sao mt bonitas adorei bjs bs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Isa, e são tão saborosas...
      Beijinhos

      Excluir
  3. Minha querida Rosa,

    Esta é uma publicação fabulosa onde tanto se aprende ! :)
    Adorei ler e reler e tirar as minhas notas para mais tarde utilizar ! :)
    Os teus 3 doces têm uma cor magnifica, cada um deles à sua maneira, de todos eu gosto tanto...
    Lindas, lindas as fotos com que nos brindas ! :)

    Um beijinho muito grande **

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Isabel,

      Gostei de poder transmitir conhecimentos que outros já partilharam. Ao preparamos a fruta e após a transformação porque passa, ao enchemos os frascos, aquela substancia aromática e colorida parece magia. Obrigada pelas fotos.

      Um beijinho muito grande**

      Excluir
  4. Bom dia Rosa,
    Gostei muito do post, muito informativo, tem muito boas dicas, sem dúvida vou guardá-lo, obrigada.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Vânia, que bom ter gostado, informar torna-se inevitável quando gostamos de partilhar. Obrigada também.
      Beijinho e boa semana.

      Excluir
  5. Rosa minha querida amiga, que bela lição você nos trouxe, gosto demais de geleias e afins, e prefiro-as assim caseiras. Essas informações foram muito importantes, e na hora do aperto ou qualquer dúvida ja sei a quem recorrer, vou guardar com carinho, muito obrigada por compartilhar conosco essas valiosas lições. Os 3 ficaram lindos. Adorei os potinhos, e amei a louça pintada, tão delicada. Parabéns. Rosa ainda me dói um pouco a perna, mas aos poucos vou dançando um valsa aqui, um tango lá, um sambinha acolá, e vou desenferrujando heheh. Vc ta bem minha amiga? Espero que sim, Sua filha está bem? Também faço votos que sim, Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Josy, Todos os dias aprendemos lições, se quisermos mesmo guardar conhecimentos. Se houver duvidas já sabe a quem recorrer. Ainda vêm mais este ano e obrigada por gostar. Quando a perna estiver boa vai estar uma dançarina completa. A minha filha vai em Novembro ao médico, esperamos que continue como está. Beijinhos e uma boa semana.

      Excluir
  6. Boa tarde Rosa!
    Adorei a sugestão,as geleias parecem tão suculentas e saborosas.
    Bjs,tenha uma semana abençoada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, são muito saborosas e doces, sim !!
      Beijinho e obrigada por estar aqui.

      Excluir
  7. Rosa querida, que postagem maravilhosa... obrigada por compartilhar, as fotos ficaram lindas e o visual das geleias hummm... que delicia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Querida Oslaine, estamos numa base de partilhas e eu gosto de o fazer.
    Fico grata por gostares.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Parabens Rosa pela postagem que vc compartilhou conosco!!!! Lindo, lindo, lindoooooo este visual colorido destas geleias. Quero fazer tbm esta deliciaaaaa!!!! Bjssss

    ResponderExcluir
  10. Olá Rosa,
    obrigada pela partilha de tão sábios ensinamentos. Não faço muitos doces cá em casa porque não apreciam, mas adorei e retenho as lições desta publicação. É sempre bom aprender com quem sabe mais e nos quer ensinar com carinho.
    As geleias estão com uma cor maravilhosa
    O serviço é lindo :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderExcluir
  11. Anônimo4/11/13

    Linda postagem! Amei o conjunto de xícaras e bule.

    ResponderExcluir