7 de setembro de 2015

Muffins sem Açúcar e ainda... uma Aventura






Aventura!!!  Palavra mágica para criança e adulto... 

E eu fui à descoberta das minhas, com... "As Aventuras dos Cinco" 


Quantos de vocês já com uma certa idade, não se recordam desses livros, que na infância nos fizerem viver e imaginar estas aventuras e mistérios que nos faziam transportar num imaginário onde nós éramos os heróis num sonho que por vezes vezes não gostaríamos de ter acordado?
Trecho do site

Li toda a colecção, estava a terminar os treze anos e no decorrer dos quatorze anos ,terminei os vinte e um volumes. A escritora Enid Blyton, escreveu os melhores livros de aventura para adolescente na sua época. Sou apaixonada por leitura, desde a infância e sempre que possível, continuo lendo.

E há umas semanas atrás, a minha neta propôs fazermos uma aventura, e que aventura...
Como a B, tinha adquirido uma máquina fotográfica para filmar debaixo de água, procurou na Internet o necessário para filmar e editar... Como eu tinha estado a fotografar, e sendo um tripé profissional, despertou-lhe de imediato... o bichinho da aventura. "Avó, é um tripé a sério...

Viu, virou, revirou e após alguns minutos diz-me - avó, podíamos fazer um filme, 'preparas um bolo e eu filmo... como se num estalar de dedos tudo aparece-se... e ainda lme disse - é a nossa aventura de férias. Almoçamos, e logo a seguir começámos a dispor na bancada os ingredientes e acessórios.





Depois da B ter colocado a máquina no tripé e ter escolhido a localização, começou a aventura !!! Mas como se aprende melhor a fazer... a B constatou que o filme tinha sido muito longo e ao editar complicou-se. 

Uma das maiores alegria que uma mãe pode alcançar, é ver retratada no olhar de seus filhos a luz da felicidade. E foi o que a minha neta me ofereceu nesse dia e ainda dizia-me - "estou acordada avó ??? O seu sorriso era lindo...

Mas a aventura não terminou... fizemos novamente outro filme, que a B editou e colocou no Youtub... Agora é que a aventura era mais séria e eu tinha sido apanhada desprevenida. Ainda me aconselhei com amigas que gostaram e me ajudaram a decidir. "Aventura não escolhe hora nem traje". Será  Crepes sem Açúcar




E possivelmente ainda haverá um terceiro !!!!!! Veremos !!!!!!

Esta receita de Muffins por ser original, muito simples e não ser doce, foi a protagonista da nossa história.


Ingredientes

1 ovo
225 ml de leite
125 ml de iogurte natural
125 ml de margarina derretida
400  de farinha 
1 colher de sopa de fermento em pó (15g)
100 g de queijo parmesão ralado (usei flamengo)
1/2 colher de chá de manjericão seco
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar

Preparação
  • Aqueça o forno a 200ºC
  • Unte com manteiga ou forre com forminhas uma forma grande para muffins. Reserve.
  • Numa tigela, bata o ovo com um garfo. Junte o leite, iogurte e margarina. Reserve.
  • Numa 2ª tigela, misture a farinha, fermento, sal, queijo, açúcar e manjericão. junte a mistura liquida, mexendo somente para humedecer os ingredientes secos.
  • Coloque a massa com uma colher nas forminhas de muffins até que estejam cheias. Coza no forno 20 minutos, mais ou menos. 




E assim terminou a nossa aventura !! O filme não se pode editar... mas as horas em que estivemos envolvidas na sua preparação, valeu por mil alegrias !! 




A qualidade das fotos não ficaram boas, aliás era só para ter em arquivo dado que tudo estaria no filme. 

19 comentários :

  1. Gosto tanto de fazer muffins desses para o lanche ou para os pic-nics! Bela historia! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. oi Rosa que aventura deliciosa, e esses muffins ficaram bem apetitosos bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  3. As imagens podem não ser das melhores mas de certeza que é uma belissima e deliciosa receita.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/09/dia-um-na-cozinha-e-bruschettas-de.html

    ResponderExcluir
  4. achei tão interessantes que vou ter que experimentar


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  5. Adoro a escritora dos livros e adorei a tua história! Assim como adorei os muffins tão apetitosos :)

    ResponderExcluir
  6. Querida Rosa: o que eu "devorava" de livros de Enid Blyton!! Os meus preferidos eram as aventuras dos cinco, mas também gostava dos "sete", das gémeas no colégio de Santa Clara e até do Nody, que só mais tarde soube que também tinha sido escrito por ela. Faziam sempre piqueniques fantásticos, que me deixavam cheia de fome, rsrs.
    Os teus muffins estão com um ar assim, de piquenique à Enid Blyton, e por isso, só podem ser maravilhosos! Pena o filme, mas gostei imenso de um que vocês puseram no youtube. Estava muito engraçado e notava-se a grande cumplicidade entre avó e neta. Lindo! Adorei!
    Bj
    Márcia

    ResponderExcluir
  7. Oi Rosa!
    Que bela aventura com a neta. Um carinho desse realmente não tem preço, e ainda p/comemorar saem uns muffins deliciosos desses.
    Belo post. Parabéns p/vc e p/netinha!
    Bjssss amiga

    ResponderExcluir
  8. Rosa minha querida,
    a minha mãe comprava livros da coleção do Monteiro Lobato e da Série Vaga-Lume eu
    adorava.
    Ler é muito bom, enriquece a escrita e o vocabulário.
    A sua netinha é muito esperta, grande aventura vcs fizeram, rsrs.
    Boa companhia, lindos e deliciosos muffins, eu adoraria prová-los!

    Chuva de bençãos pra vcs!
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  9. Olá Rosa!!
    Que aventura deliciosa, com um pedido assim tão amoroso, só mesmo entrando de cabeça nesse projeto!!!
    Adorei a receita, esses muffins ficaram realmente apetitosos!!!
    Beijos e ótima semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Rosa,
    Que maravilha de post. Uma verdadeira ternurinha mesmo!!!
    Eu adoro as aventuras dos 5 e lia e devorava-os todos e é engraçado que a minha filha também os adora, em inglês e são os preferidos dela sempre que vamos á livraria comprar livros.
    Então e o link para esse filme? Eu queria ver!!! E sim, aventura é expontânea e não dá direito a maquilhagem e adornos pomposos, lol...
    Bom, venha lá mais um ou muitos filmes, muitas mais aventuras e muitos muffins lindos e apetitosos como estes, pois eu vou adorar tudo!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderExcluir
  11. Querida Rosa,
    Fiquei preocupada com o teu comentário e a tua saúde...
    Olha, o meu e-mail é liateixeira43@gmail.com.
    Diz alguma coisa sim?
    Um grande beijinho querida e resto de um bom Domingo,
    Lia

    ResponderExcluir
  12. Querida Rosa,
    Adorei recordar das aventuras dos 5...
    Que delicia esta receita de muffins, certamente vou prová-los.
    Beijo, tenha uma ótima semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  13. Gosto de receitas que levam iogurte,deixam a massa leve.
    Muffins com sabor de aventura, devem ter ficado mais saborosos.
    Abraços, Sonia

    ResponderExcluir
  14. O teu post ficou encantador!!!!
    bjns

    ResponderExcluir
  15. Queridas amigas.
    Para todos dedico a minha imensa gratidão, a vossa presença nos meus Sabores deixam-me realizada e muito acarinhada.
    Beijinhos para todos

    ResponderExcluir
  16. Com certeza os muffins ficaram deliciosos e esse clima de aventura com a neta,tudo de bom mesmo.
    Beijos,bom final de semana Rosa!

    ResponderExcluir
  17. Olá Rosa!!
    É muito amor envolvido numa aventura deliciosa como esta!! Estar com os netos deve ser uma das maiores alegrias que há em sua vida!
    Quando eu era criança, tinha uma coleção de livros muito famosa da Série Vagalume, eu adorava suas histórias...este seu relato me trouxe boas lembranças!
    E esses muffins...hmmmmm...ficaram lindos e com certeza deliciosos!!
    Vou tirar uns dias de folga, mas dia 26 estarei de volta!!!
    Beijos mil, tenha uma semana abençoada!! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderExcluir